Quem Somos

 

            O ATELLIER SANTA CLARA nasceu apartir das necessidades e dificuldades das comunidades simples da região nordeste de Pernanbuco, que almejavam ter materiais litúrgicos de qualidade, mas com preços acessíveis. Percebendo esta realidade, abraçamos esta missão como uma exigência pastoral. Graças ao apoio do nosso grande amigo e vigário Pe. JOÃO MEIJNERS que primeiro acreditou em nossos ousados desafios e de nossas irmãs Clarissas é que conseguimos alavancar e dar asas aos nossos sonhos, “por um nordeste cada vez mais litúrgico!” Com o passar do tempo e aperfeiçoando cada vez mais nossos conhecimentos, e sobre tudo acolhendo críticas e sugestões estamos há oito anos colaborando e desenvolvendo projetos de reformas, restauração e organização do espaço sagrado, fabricando os mais diversos produtos, ajudando a tornar real o sonho de muitas comunidades.

Em 2007 firmamos parceria com a ALFAIA SANTA TEREZINHA que comunga também dos mesmos objetivos e assim formamos uma família que se dedica integralmente a arte litúrgica. Todo nosso esforço não visa apenas interesses financeiros que são necessários para o crescimento, nosso objetivo maior é que nosso trabalho alcance as comunidades mais distantes para que todos, desde a catedral a capela mais simples, tenham acesso a materiais dignos com qualidade e preço acessível.

Atualmente nosso atelier trabalha com confecção própria de paramentos, alfaias e vestes litúrgicas, e com a fabricação de objetos litúrgicos e móveis (madeira, ferro e velas). Nossa produção desde a fundação do atelier até hoje segue com rigor e respeito à liturgia. Hoje, passado quase uma década, em cada peça que é produzida temos a mesma alegria dos primeiros trabalhos. A maior parte do que produzimos é artesanal e exclusivo, graças a nossa equipe de arte que busca sempre inovar.

Nosso ministério na igreja Católica denomina-se “leigos” O Concílio Vaticano II afirma o papel do leigo na Igreja; por isso, hoje, graças a Deus, homens e mulheres leigos, jovens e até crianças fazem um trabalho maravilhoso de evangelização. Em nosso Continente, onde há uma enorme falta de sacerdotes, o leigo pode e deve dar a sua grande contribuição à Igreja na missão de salvar almas. O nosso Catecismo da Igreja Católica (CIC) diz que “todo leigo, em virtude dos dons que lhe foram conferidos, é ao mesmo tempo testemunha e instrumento vivo da própria missão da Igreja ‘pela medida do dom de Cristo’” (Ef 4,7) [CIC§913].

Cada leigo deve repetir com São Paulo: “Ai de mim se eu não evangelizar” (1Cor 9,16).

Certa vez, falando aos bispos do Brasil em uma de suas visitas “ad limina” o Papa João Paulo II disse a eles: “O fiel leigo, na sua própria vida cristã e em sua atuação na Igreja, não é um mero auxiliar do Bispo ou do Padre. O Batismo lhe dá direito e, portanto, também o dever de realizar em sua existência a ação sacerdotal de Cristo. Daí a justa autonomia do fiel leigo naquilo que lhe é próprio: em qualquer estado ou condição de vida, cada pessoa na sociedade, independentemente da sua raça e cultura, tem o lugar que lhe é devido e é chamada ‘a exercer a missão que Deus confiou à Igreja para esta realizar no mundo’ (Código de Direito Canônico, 204).”  

Como parte deste povo sacerdotal, “membros vivos e atuantes na Igreja”, assumimos este compromisso!

 

Contato

Clara e Terezinha Paramentos litúrgicos

claraeterezinha@hotmail.com

Por trás da Basílica do Carmo Recife

Rua 24 de Maio, 36 A Santo Antônio, Recife - PE, 50020-020 (81) 3055.0523 / 3484.0668

(81) 3484.0668 / 3055.0523

Pesquisar no site

Direitos Reservados © arteliturgica.webnode.com.br, Brasil 2011 Alexandre

Crie um site gratuitoWebnode